O CEC forma seu filho também emocionalmente
- Centro Educacional Construir
- 2 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Trabalhamos com os alunos da Educação Infantil II ao 5º ano do Ensino Fundamental, a metodologia da “Escola da Inteligência”. Um programa que desenvolve a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia melhora índices de aprendizagem, reduz a indisciplina, aprimora as relações interpessoais e aumenta a participação da família na formação integral dos alunos.
Conheça agora as quatro grandes metas da ‘Escola da Inteligência' que tem como objetivo criar uma base sólida para a formação de um ser humano seguro e inteligente.
1 – EMOÇÕES E REAÇÕES
Pensar antes de reagir - Segundo a metodologia esse é o fundamento de uma pessoa madura. O ser humano é mais altruísta, solidário e inteligente quando pensa antes de reagir a um estímulo estressante e contrário. A atitude mais nobre que uma pessoa pode ter é ser fiel à sua consciência para dar respostas inteligentes a situações tensas.
Proteger a emoção - Esse aprendizado é base para o desenvolvimento da saúde psíquica. Para isso é necessário ensinar a doar-se sem esperar demais a contrapartida do retorno, o reconhecimento. Ensinar que ninguém comete injustiça. Um agressor antes de agir foi agredido de alguma forma e por esse motivo devemos nos colocar na situação do outro para tentar entender a violência desse ser para conosco.
2 – RESPEITO PARA COM O ALUNO E FILHO
Aprender e ensinar a nunca exigir o que outros não podem dar. Professores e pais devem aprender a exigir o que a criança pode oferecer. Devemos aprender a elogiar e valorizar. Conquistar o território da emoção para depois o território da razão, e assim, depois, apontar erros.
3 – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER
É preciso trabalhar a honestidade, a transparência, a solidariedade, o altruísmo e principalmente a resiliência (capacidade de um ser humano desenvolver habilidades para lidar com sofrimentos, perdas, crises, angustias e crescer diante delas). Desenvolver resiliência é aprender a lidar com as dores da vida e crescer com forte saúde emocional.
Oferecer diálogo interpessoal apresentando derrotas pessoais que sirvam de exemplo para o reconhecimento e assim base para o caminho do sucesso. É preciso dialogar sobre, crises, derrotas, momentos difíceis. Só dessa forma não vamos promover o medo em nossos aprendizes e sim a maturidade de passar pelos processos naturais da vida.
4 – PROMOVER AMPLOS ASPECTOS DA EMOÇÃO
Ensinar que a sensibilidade é fundamental para desenvolver a personalidade. Uma pessoa insensível machuca, fere; por outro lado a pessoa supersensível vive a dor dos outros e sofre por antecipação. É preciso ensiná-los a construírem relações sociais saudáveis.
Fonte: “Escola da Inteligência”
Comments